Marinha do Brasil: OPVS classe Port of Spain
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Marinha do Brasil: OPVS classe Port of Spain
A Marinha do Brasil fechou a aquisição de 3 navios OPV da classe Port of Spain.
DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL
DIRETORIA DE ENGENHARIA NAVAL
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Processo No- 63007.004873/2011-11 – TJIL No- 09/2011; Objeto: Obtenção por aquisição de oportunidade de três Navios-Patrulha Oceânicos (NPaOc) e fornecimentos complementares (pacotes de munição, sobressalentes, treinamento e documentação), junto à empresa BAE Systems Surface Ships International Limited (BAE SSSI), para atuar, a partir de 2012/2013, no patrulhamento costeiro, proteção de plataformas petrolíferas e proteção e fiscalização de outras atividades desenvolvidas na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) brasileira. Valor: £ 133.800.000,00 (R$ 387.203.820,00); Enquadramento: Art. 25, caput, da Lei No- 8.666/1993. Processo Autorizado por DAS-102-2 HERALDO MESSEDER DE SOUZA, Ordenador de Despesa; Ratificação: C Alte (EN) FRANCISCO ROBERTO PORTELLA DEIANA em 23/12/2011, nos termos do art. 26 da Lei No- 8.666/1993.
Saiu no D.O.U de 27/12/2011 Seção 3, pagina 22.
DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL
DIRETORIA DE ENGENHARIA NAVAL
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Processo No- 63007.004873/2011-11 – TJIL No- 09/2011; Objeto: Obtenção por aquisição de oportunidade de três Navios-Patrulha Oceânicos (NPaOc) e fornecimentos complementares (pacotes de munição, sobressalentes, treinamento e documentação), junto à empresa BAE Systems Surface Ships International Limited (BAE SSSI), para atuar, a partir de 2012/2013, no patrulhamento costeiro, proteção de plataformas petrolíferas e proteção e fiscalização de outras atividades desenvolvidas na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) brasileira. Valor: £ 133.800.000,00 (R$ 387.203.820,00); Enquadramento: Art. 25, caput, da Lei No- 8.666/1993. Processo Autorizado por DAS-102-2 HERALDO MESSEDER DE SOUZA, Ordenador de Despesa; Ratificação: C Alte (EN) FRANCISCO ROBERTO PORTELLA DEIANA em 23/12/2011, nos termos do art. 26 da Lei No- 8.666/1993.
Saiu no D.O.U de 27/12/2011 Seção 3, pagina 22.
Marcus Silva- Mensagens : 18
Data de inscrição : 20/03/2012
Re: Marinha do Brasil: OPVS classe Port of Spain
A BAE Systems disponibilizou estes 3 navios, que são OPVs( Offshore Patrol Vessels )da classe Port of Spain que tem as seguintes características:
-Deslocamento: 2000 toneladas
-Comprimento: 90,50 metros
-Boca: 13,50 metros
-Calado: 3,50 metros
-Armamento: 3 canhões de 30mm e duas metralhadoras .50
Os navios tem uma proa bulbosa bem acentuada, e tbm um bow thruster:
Há ausencia de hangar para helicópteros, mas tem convés de pouso:
As linhas em geral são simples, mas é um bonito navio:
-Deslocamento: 2000 toneladas
-Comprimento: 90,50 metros
-Boca: 13,50 metros
-Calado: 3,50 metros
-Armamento: 3 canhões de 30mm e duas metralhadoras .50
Os navios tem uma proa bulbosa bem acentuada, e tbm um bow thruster:
Há ausencia de hangar para helicópteros, mas tem convés de pouso:
As linhas em geral são simples, mas é um bonito navio:
Marcus Silva- Mensagens : 18
Data de inscrição : 20/03/2012
Re: Marinha do Brasil: OPVS classe Port of Spain
O bulbo tem propósito de melhorar a hidrodinâmica do navio, ou seja ele serve para quebrar a resistência da agua, em contato com o casco aumentando assim a eficiência do navio, economizando combustível, e aumentando a velocidade do mesmo.
E próximo ao bulbo está o hélice do thruster, que é um mecanismo auxiliar para empurrar o navio de lado, auxiliando atracação ou outras manobras específicas, evitando dessa forma solicitação de serviço de rebocadores. O OPV em questão tbm tem um stern thruster, mecanismo semelhante ao da proa, situado no costado perto da popa.
Abs: Marcus Silva
E próximo ao bulbo está o hélice do thruster, que é um mecanismo auxiliar para empurrar o navio de lado, auxiliando atracação ou outras manobras específicas, evitando dessa forma solicitação de serviço de rebocadores. O OPV em questão tbm tem um stern thruster, mecanismo semelhante ao da proa, situado no costado perto da popa.
Abs: Marcus Silva
Marcus Silva- Mensagens : 18
Data de inscrição : 20/03/2012
Re: Marinha do Brasil: OPVS classe Port of Spain
Vejam nesta foto:
Apontei em vermelho um símbolo pintado na proa, que indica a presença de proa bulbosa, um desenho característico de obrigatoriedade internacional, assim como o "X" com um círculo, que apontei em verde, indicativo da presença do Bow Thruster. Na foto do OPV à distancia, a foto do meio no meu primeiro post, repare que há o símbolo pintado perto da popa indicando o Thruster daquele ponto.
Abs: Marcus Silva
Apontei em vermelho um símbolo pintado na proa, que indica a presença de proa bulbosa, um desenho característico de obrigatoriedade internacional, assim como o "X" com um círculo, que apontei em verde, indicativo da presença do Bow Thruster. Na foto do OPV à distancia, a foto do meio no meu primeiro post, repare que há o símbolo pintado perto da popa indicando o Thruster daquele ponto.
Abs: Marcus Silva
Marcus Silva- Mensagens : 18
Data de inscrição : 20/03/2012
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