Model Ribeirão
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas - Ferramentas e Acessórios

2 participantes

Ir para baixo

Dicas - Ferramentas e Acessórios Empty Dicas - Ferramentas e Acessórios

Mensagem por Admin Seg Jan 31, 2011 8:27 pm

Saudações Amigos!

Já faz algum tempo que estou querendo publicar um post sobre ferramentas para o plastimodelismo. Então resolvi falar sobre algumas ferramentas que utilizo no hobby para auxiliar aqueles que estão começando e não sabem muito bem o que adquirir.

Vocês irão perceber que a grande maioria dos recursos que usamos para fazer os trabalhos neste hobby vem de técnicas de artesanato, soluções caseiras e improvisações.

Colocarei algumas imagens aqui e comentar rapidamente seu uso em determinadas situações. Mas já deixo registrado que vocês podem usar praticamente tudo que estiver ao alcance para criar os trabalhos em plastimodelismo e se eu fosse descrever tudo que todo mundo utiliza este post ficaria muito grande.

A utilização dessas e de outras ferramentas depende muito de sua criatividade e paciência e por isso podem ser usadas de formas muito variadas.

Então Vamos lá...


Dicas - Ferramentas e Acessórios Plasti_tools_01

Tesouras: Utilizamos principalmente para recortar decalques dos kits e objetos de dioramas como mini cartazes, sinais de placa, etc. Não recomendo usar tesouras para retirar peças da árvore (sprue) do kit pois corre-se grande risco de danificá-las.



Dicas - Ferramentas e Acessórios Plasti_tools_02

Escova de Dentes: Pode ser usada para lavar os kits antes de começar a montá-los ou para remover tinta de um kit que necessite de ser recomeçado.



Dicas - Ferramentas e Acessórios Plasti_tools_03

Estilete de modelismo: Esta é uma das ferramentas que mais utilizamos. Ele é útil para remover peças da árvore, esculpí-las quando necessário, remover as famosas rebarbas de plástico dar acabamento também. É sempre bom lembrar que é uma ferramenta de corte bastante perigosa se manuseada sem responsabilidade. Muito cuidado com estes instrumentos de corte.



Dicas - Ferramentas e Acessórios Plasti_tools_04

Estilete Comum: Basicamente tem a mesma função do estilete de modelismo mas como é maior ele ajuda mais nas tarefas que não necessite de maior precisão. Como também se trata de um instrumento de corte todo cuidado é pouco ao utilizá-lo.



Dicas - Ferramentas e Acessórios Plasti_tools_05

Alicates: Os alicates nos ajudam a cortar peças e aqui vale dizer que os alicates de corte reto são muito indicados para remover peças da árvore sem deixar muita rebarba de plástico para se trabalhar depois.



Dicas - Ferramentas e Acessórios Plasti_tools_06

Fitas adesivas: As fitas adesivas e fitas crepe são muito utilizadas para fazer máscaras para pintura.



Dicas - Ferramentas e Acessórios Plasti_tools_07

Espátulas: As espátulas de dentistas ou de pintura são boas para se misturar tintas e esculpir.



Dicas - Ferramentas e Acessórios Plasti_tools_08

Pinças: Aqui estão ferramentas muito importantes para este hobby. Como se tratam de miniaturas, muitas vezes as peças que manipulamos são muito pequenas e mais complicadas de colar e fixar. Por isso as pinças são excelentes para este trabalho.



Dicas - Ferramentas e Acessórios Plasti_tools_09

Prendedores: Estes prendedores, ou pregadores de roupa são bons para ajudar na colagem de peças como asas por exemplo, auxiliando a mantê-las fixadas na posição correta. Mas aqui vai uma ressalva importante: Dependendo da peça que estiver colando eles podem aplicar uma força muito grande e quebrá-las. Por isso devem ser usado com critério.



Dicas - Ferramentas e Acessórios Plasti_tools_12

Colas: Existem colas específicas para o plastimodelismo. AS colas de modelismo quando aplicadas em duas partes a serem coladas, derretem o plástico e ao juntá-las literalmente as fundem uma a outra. Pode ser usado bonder (cianoacrilato) também mas estas são colas de contato extremamente rápidas e complicadas de corrigir caso algum erro seja cometido. Bonder é mais usado em kits de resina. As colas brancas são muito indicadas para colar partes transparentes do kits, pois não reagem com o plástico, evitando deixá-los com aparência opaca (esbranquiçada) perdendo a transparência.



Dicas - Ferramentas e Acessórios Plasti_tools_14

Tintas: O assunto tintas é muito extenso e polêmico. Neste post não vou entrar em detalhes sobre os tipos e formas de usar. Vocês podem usar tintas acrílicas e de artesanato que podem ser diluídas com água e álcool, podem usar tintas automotivas, indicadas para veículos e aeronaves civis. Tintas esmalte também são largamente utilizadas, foscas ou brilhantes, para pinturas de todos os tipos de temas. Além dessas podem usar guache e tinta a óleo para fazer efeitos sujeira e envelhecimento nos kits.



Dicas - Ferramentas e Acessórios Plasti_tools_15

Potes e Copos: Aqui vai uma dica bastante particular. Depois de usar vários recipientes para manipular e diluir as tintas eu cheguei a um tipo de recipiente que está me servindo muito bem. São estes pequenos potinhos de porcelana, muito usados em hotéis e restaurantes para servir pequenas porções de manteiga por exemplo. Eles são extremamente fáceis de remover tintas que sobram até mesmo secas.



Dicas - Ferramentas e Acessórios Plasti_tools_10

Cotonetes, Agulhas, Palitos: Estes acessórios são bons para ajudar em fixação de peças para pintura, como é o caso dos palitos de sorvete e de dente. Os cotonetes ajudam na limpeza de equipamentos como o aerógrafo ou partes do kit quando está pintando (dependendo da tinta). As agulhas ajudam a fazer orifícios nos kits quando são necessários.



Dicas - Ferramentas e Acessórios Plasti_tools_11

Pincéis: Podem ser usados para pintar kits inteiros mas geralmente são usado para pinturas de detalhes, efeitos de envelhecimento, sujeira, além de serem muito utilizados para pinturas de figuras.



Dicas - Ferramentas e Acessórios Plasti_tools_13

Pipetas Plásticas: São muito boas para dosar tintas e solventes e manter seu trabalho mais limpo e organizado. São indicadas para quem usa aerógrafo. Fica mais fácil transferir porções menores de tinta do pote para o aerógrafo.



Dicas - Ferramentas e Acessórios Plasti_tools_16

Jogo de Limas Pequenas: Este jogo de limas pequenas é bastante barato e útil para serviços mais "pesados" de preparação de peças de kits e para dioramas.



Dicas - Ferramentas e Acessórios Plasti_tools_17

Lixas: As lixas comuns e lixas d'água são muito usadas para dar acabamento em massas aplicadas nos kits. São baratas e você pode comprar várias para ter um bom acabamento: Você pode começar comprando lixas 400, 500, 600 até 2500. Vale lembrar que quanto MENOR o número da lixa mais ABRASIVA ela é. Portanto muito cuidado ao lixar as peças para que não se perca detalhes ou estrague as partes do kit.



Dicas - Ferramentas e Acessórios Plasti_tools_18

Giz Pastel Seco: Muito usados para fazer detalhes finais de sujeira, sinais de envelhecimento e etc. O giz pastel oleoso não é indicado para estes trabalhos, somente o seco.



Dicas - Ferramentas e Acessórios Plasti_tools_19

Aerógrafo: Este também merece um post exclusivo pois existem dezenas de modelos, recursos e centenas de aplicações. Para quem não conhece ele é usado para pintura geral dos kits e detalhamentos também.



Dicas - Ferramentas e Acessórios 87095

Massa Putty: Essas massas são usadas para corrigir falhas e sobras nas montagens entre peças e corrigir detalhes. Vocês podem comprar puttys de modelismo ou usar massas de funilaria para o mesmo trabalho.



Dicas - Ferramentas e Acessórios Plasti_tools_20

Massa Adesiva: Essas massas adesivas da Pritt podem ser usadas para fixar peças para pintura em palitos de sorvete por exemplo. também pode ser usadas para mascarar os kits para pintura. No caso de usar para máscaras alguns cuidados devem ser tomados: Não usar em parte transparente pois elas contém cola e isso pode danificar as transparências. E em caso de mascarar partes pintadas elas podem, ao serem removidas, danificar a pintura que deveria proteger. Não é recomendada mascarar tintas a base de água. E lembrem-se de deixar só aplicá-las depois que a tinta do modelos estiver bem seca.



Bom pessoal... é isso... Espero que ajude!

Eu sei que muitos modelistas experientes podem dizer que muita coisa foi esquecida, como por exemplo, scribers, máscaras líquidas, ou outras coisas, mas este post é indicado para quem está querendo começar no hobby de plastimodelismo e precisa de algumas orientações para determinadas ferramentas.

Se vocês tiverem novas dicas de ferramentes e utilizações enviem seus comentários e ajudem a enriquecer este post. Compartilhar conhecimento é muito bom para todos.


Abraço!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 351
Data de inscrição : 31/07/2010
Idade : 51

https://modelribeirao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Ferramentas e Acessórios Empty Re: Dicas - Ferramentas e Acessórios

Mensagem por Regula Dom Mar 27, 2011 2:24 pm

as informações contidas são muito boas, mas alguém pode conseguir um mini torno para plastimodelismo com preço acessivel

Regula

Mensagens : 81
Data de inscrição : 14/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos